Sobre a língua de sinais em Moçambique
O Censo de 2017, em Moçambique indica que existem no país 727.620 pessoas com deficiência, equivalente a 3% do total da População, das quais 355,559 são mulheres. O censo indica ainda que 38,2% têm deficiência física, 14, 1% auditiva, 18,2% visual, 11,3% mental e dificuldade de memória ou concentração, 6% paralisia e 12,2% correspondente a outros tipos de deficiência.
Para a população com deficiência auditiva, a língua de sinais é comumente falada, entretanto em grupos específicos e com padrões que variam de região para região, tal como é a multilinguismo que caracteriza o país que possui 43 línguas nacionais (todas aquelas de origem bantu) e apenas uma oficial. A língua portuguesa.
Não há dados extactos sobre o número de pessoas com deficiência auditiva que falam a língua de sinais moçambicana, mas sabe-se que a língua é aprendida através da escola convencional, associações de pessoas com deficiência, iniciativas isoladas de ensino e universidade.
O país, tem trabalhado nos últimos anos, através do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano na padronização da língua e seu uso, ao nível nacional tem crescido consideravelmente.
Apesar dos avanços e recuos, facto é a que a necessidade de garantir comunicação mais inclusiva tem aumentado em todos os sectores nacionais, e porque a língua de sinais continua sendo um desafio presente, a TV Surdo decidiu criar uma aplicação digital que facilite a comunicação entre pessoas com e sem deficiência auditiva.
Objectivo
Contratar uma empresa especializada para desenvolver uma solução digital de tradução e interpretação para LSM que funcione tanto em dispositivos móveis (android e iOS como aplicativo) quanto na web através de Widget/Plugin). A solução deverá permitir traduções nos seguintes formatos:
Entregáveis
Critérios de Seleção
As empresas interessadas deverão apresentar:
Submissão de Propostas
As propostas devem ser enviadas até 19 de Agosto para [contacto@tvsurdo.org] com o título Solução LSM. As propostas enviadas após esta data não serão consideradas.
Prazo
O prazo para a conclusão do desenvolvimento da solução é de 30 dias a partir da data de assinatura do contrato.
Contato
Para mais informações ou dúvidas sobre os Termos de Referência, entre em contato com: