Termos de referência para contratação de empresa de consultoria para desenvolvimento de solução de tradução e interpretação de língua de sinais moçambicana

Sobre a língua de sinais em Moçambique

O Censo de 2017, em Moçambique indica que existem no país 727.620 pessoas com deficiência, equivalente a 3% do total da População, das quais 355,559 são mulheres. O censo indica ainda que 38,2% têm deficiência física, 14, 1% auditiva, 18,2% visual, 11,3% mental e dificuldade de memória ou concentração, 6% paralisia e 12,2% correspondente a outros tipos de deficiência. 

Para a população com deficiência auditiva, a língua de sinais é comumente falada, entretanto em grupos específicos e com padrões que variam de região para região, tal como é a multilinguismo que caracteriza o país que possui 43 línguas nacionais (todas aquelas de origem bantu) e apenas uma oficial. A língua portuguesa.

Não há dados extactos sobre o número de pessoas com deficiência auditiva que falam a língua de sinais moçambicana, mas sabe-se que a língua é aprendida através da escola convencional, associações de pessoas com deficiência, iniciativas isoladas de ensino e universidade.

O país, tem trabalhado nos últimos anos, através do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano na padronização da língua e seu uso, ao nível nacional tem crescido consideravelmente.

Apesar dos avanços e recuos, facto é a que a necessidade de garantir comunicação mais inclusiva tem aumentado em todos os sectores nacionais, e porque a língua de sinais continua sendo um desafio presente, a TV Surdo decidiu criar uma aplicação digital que facilite a comunicação entre pessoas com e sem deficiência auditiva.

Objectivo

Contratar uma empresa especializada para desenvolver uma solução digital de tradução e interpretação para LSM que funcione tanto em dispositivos móveis (android e iOS como aplicativo) quanto na web através de Widget/Plugin). A solução deverá permitir traduções nos seguintes formatos:

  1. 1. Texto para LSM
  2. 2. LSM para texto
  3. 3. Voz para LSM
  4. 4. LSM para voz

Entregáveis

  1. 1. Documento de especificação de requisitos.
  2. 2. Protótipos de UI/UX.
  3. 3. Código-fonte da solução.
  4. 4. Documentação técnica e de usuário.
  5. 5. Relatório de testes e garantia de qualidade.
  6. 6. Sessões de treinamento e materiais de suporte.

Critérios de Seleção

As empresas interessadas deverão apresentar:

  1. 1. Portfólio de projetos semelhantes realizados.
  2. 2. Proposta técnica detalhada, incluindo metodologia de trabalho e cronograma.
  3. 3. Proposta financeira.
  4. 4. Referências de clientes anteriores.

Submissão de Propostas

As propostas devem ser enviadas até 19 de Agosto para [contacto@tvsurdo.org] com o título Solução LSM. As propostas enviadas após esta data não serão consideradas.

Prazo

O prazo para a conclusão do desenvolvimento da solução é de 30 dias a partir da data de assinatura do contrato.

Contato

Para mais informações ou dúvidas sobre os Termos de Referência, entre em contato com:

  • Nome: Sérgio Albuquerque
  • E-mail: contacto@tvsurdo.org

h2n e MidiaLab são parceiros umbilicais da tvsurdo